g2h

level

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

atitudes fundamentais na atuação do cuidador de idosos

 1 – Pratique empatia e o respeito

É importante se colocar no lugar da outra pessoa para compreender as nossas limitações com o avançar da idade. 



2 – Identifique os sinais e sintomas que apontem para um possível problema de saúde mais comum na idade avançada

O cuidador ou a cuidadora precisam entender como funcionam os mecanismos de alterações fisiológicas recorrentes nessa faixa etária – causas, sintomas, tratamentos. Assim, podem alertar a família ou recorrer a profissionais de saúde adequados, e ainda garantir que as recomendações médicas sejam seguidas no dia a dia.


3 – Estimule as relações

Todos somos seres sociais, e a necessidade de interação continua quando a idade avança. É fundamental preservar as relações do idoso e idosa com familiares e também valorizar sua convivência com outras pessoas.


O cuidador e cuidadora podem, por exemplo, fazer a ponte com grupos de idosos e idosas, cinemas, teatros, museus e outros espaços e atividades benéficos para o desenvolvimento social do idoso e da idosa.


 

 4 – Encoraje a busca pelo protagonismo

Após décadas de histórias e experiências, muitas vezes o idoso e a idosa estão a ponto de perder sua vivacidade, principalmente quando convivem com alguma limitação. Nesses casos, o cuidador e a cuidadora podem estimulá-los a lidar com as dificuldades e a recuperar o protagonismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa no Google

Postagens populares

Pesquisa no Google