Como funciona a passagem gratuita ou promocional para idosos???
Pela lei, toda empresa deve oferecer duas vagas gratuitas a idosos no ônibus e desconto de 50% nas passagens que ultrapassarem essa cota. O idoso, com direito à gratuidade, poderá marcar seu bilhete de 30 dias úteis a 3 horas antes do início da viagem.
Para garantir o benefício, o idoso deve ir até o guichê da empresa apresentar o documento de identidade e um dos seguintes comprovantes:
– Contracheque;
– Carnê de contribuição para a Previdência;
– Extrato de Pagamento de benefício ou declaração do INSS;
– Carteira de trabalho atualizada;
Para facilitar, a pessoa pode optar pela Carteira do Idoso, emitida pelo Governo Federal. O documento é usado por mais de um milhão e trezentas mil pessoas em todo país.
Como emitir a Carteira do Idoso
Toda pessoa com mais de 60 anos, com renda individual de até dois salários mínimos e inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, tem direito à Carteira do Idoso. Para consegui-la, o cidadão deve comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa levando o Número de Identificação Social (NIS). Quem ainda não for cadastrado, pode aproveitar para fazer as duas coisas, aí é importante levar o CPF ou título de eleitor.
A Carteira do Idoso é emitida após 90 dias, a contar da data de cadastramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário