Como está o mercado de trabalho para idosos?
Como o estudo do Ministério apontou, a presença deles está cada vez maior. O mercado vem reconhecendo a importância da experiência e conhecimento desses indivíduos para os processos de hoje.
Infelizmente, ainda não é uma realidade para todas as organizações, porém o ritmo demonstra que as próximas gerações de terceira idade terão maior credibilidade e autonomia.
Quais são as vantagens de se contratar pessoas da terceira idade?
Pode-se afirmar que algumas das principais razões para que um profissional sênior deseje se manter ativo no mercado, se relaciona com sua vontade de fazer a diferença em uma empresa, agregando valor com sua expertise. As companhias que abrem suas portas para esse público se beneficiam com:
- uma extensa bagagem profissional;
- exercício da responsabilidade social;
- apoio à diversidade no ambiente corporativo;
- comprometimento, dedicação e disponibilidade.
Como direcionar processos de recrutamento para idosos?
Um dos principais desafios desses profissionais é não só encontrar abertura por parte das companhias sobre como lidar com o preconceito etário, isto é, relacionado à idade. Sabemos que, por serem mais velhos, há algumas limitações a considerar. Mas isso não significa, em absoluto, que seu trabalho ou competência sejam inferiores aos de outras gerações.
Então, a luta contra essa mentalidade e para defender a diversidade geracional precisa começar na gestão e no RH. Na hora de recrutar, a empresa que é aberta à iniciativa, precisa deixar isso claro, direcionando o trabalho do time de seleção, inclusive em como usar estrategicamente o banco de currículos.
O primeiro passo pode ser criar um Programa Sênior, que estabeleça os critérios de contratação, servindo também para conscientizar os demais funcionários sobre a importância de recebê-los com respeito e carinho
Buscando entender mais sobre idosos no mercado de trabalho? Baixe esse e-book sobre diversidade corporativa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário