1. Depressão
A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer em qualquer faixa etária, inclusive na infância.
Contudo, em pessoas acima dos 60 anos, podem existir algumas complicações. São muitos os fatores de risco que favorecem um quadro depressivo. É nesta fase da vida que geralmente a pessoa mais enfrenta mudanças indesejadas, perdas e sentimento de luto. Além disso, o tratamento também pode ser mais difícil e demorado.
2. Demência
Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grande grupo de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa.
Além de alterações das reações emocionais normais, a demência é um termo abrangente que descreve a perda:
- de memória;
- da capacidade intelectual;
- do raciocínio;
- e das competências sociais.
3. Esquizofrenia
A esquizofrenia é uma doença psicopatológica em que o pensamento é interrompido e as reações emocionais são perturbadas. Esquizofrenia em idosos se manifesta em pacientes na forma de alucinações e delírios fantásticos.
Os transtornos mentais que surgem nessa idade representam, em grande parte, a reação da psique humana às mudanças fisiológicas no corpo e no ambiente.
A esquizofrenia em idosos é mais perigosa do que em jovens devido a uma história de doenças somáticas e crônicas. Segundo cientistas, ocupa o terceiro lugar no mundo entre as doenças que levam à deficiência.
Um transtorno psicopatológico aparece devido a mudanças fisiológicas na aparência e no corpo de uma pessoa.
4. Bipolaridade
O transtorno afetivo bipolar (TAB) é uma condição potencialmente grave, caracterizada por mudanças de humor e disfunção cognitiva e funcional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário