g2h

level

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

HOBBIES PARA 3ª IDADE PARA SE INSPIRAR E MELHORAR A SAÚDE

 HOBBIES PARA 3ª IDADE PARA SE INSPIRAR E MELHORAR A SAÚDE


1. JARDINAGEM

O contato com a natureza é terapêutico, ensinando  a importância da dedicação e da paciência. Fora isso, as flores e frutos são recompensas maravilhosas.


Quem nunca teve esse talento não precisa desconsiderar o cuidado com os jardins como um hobby. Em qualquer época da vida é tempo de aprender, basta se interessar pelo assunto e buscar referências.



2. ESPORTES

Com o passar do tempo, é natural que o corpo humano perca um pouco da sua capacidade de mobilidade, equilíbrio, resistência, condicionamento, força etc. O problema é que muitas pessoas acham que isso é motivo para reduzir o esforço e as atividades físicas, tornando-se sedentárias.


Contudo, o ideal é que o corpo continue sempre em movimento para evitar maiores prejuízos e prevenir doenças. É claro que, nesse caso, é preciso ter a orientação de um profissional especializado, para que as condições e limitações de cada idoso não sejam contrariadas. O exercício feito sem responsabilidade também é perigoso.


Mas escolher um esporte para incluir na rotina é capaz de trazer diversas vantagens como o fortalecimento dos músculos, combate às doenças cardíacas, melhora da flexibilidade, prevenção da obesidade, entre outras.


3. MEDITAÇÃO

Meditar é um dos hobbies para 3ª idade que mais trazem benefícios, funcionando até mesmo como uma medicina alternativa. A questão é apenas ser persistente, para adquirir mais prática e observar melhorias como: 


  • controle da pressão sanguínea;
  • aumento da produção de serotonina (que proporciona sensação de bem-estar e felicidade);
  • correção da postura corporal;
  • redução da ansiedade e do estresse;
  • melhora da respiração e do sistema imunológico;
  • diminuição de tensões e dores de cabeça, musculares etc;
  • maior estabilidade emocional.

4. DANÇA


A dança além de serem muito agradáveis, as aulas de dança acabam obrigando o cérebro a aprender alguns passos, decorar coreografias e memorizar letras de músicas. Fatores como condicionamento físico, postura, ritmo, coordenação e equilíbrio também são trabalhados ativamente.


Para finalizar, a dança não deixa de ser uma atividade social, ou seja, uma oportunidade para encontrar outras pessoas e desfrutar de um momento prazeroso com elas. Para os idosos que sofrem de depressão (coisa que é bastante comum), essa é uma ótima maneira de estimular a sociabilidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa no Google

Postagens populares

Pesquisa no Google