g2h

level

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Benefício dos jogos para idosos

 Entenda a importância dos jogos para idosos

Os jogos, assim como exercícios físicos e passeios, podem estimular atividades cerebrais essenciais, já que requerem o raciocínio lógico, a memória, a tomada de decisão e outras habilidades.


Por conta do desgaste na memória, é normal que o idoso apresente dificuldades para realizar atividades simples da sua rotina, como tomar banho, cuidar das finanças, preparar os alimentos, entre outras. Esse é um processo frustrante, que pode desencadear desânimo, tristeza e, em casos mais graves, a depressão.


1.Sudoku

Esse é um dos tipos de jogos mais indicados, pois exercita a memória, estimula a busca pelo raciocínio lógico e incentiva a memória visual. Além disso, estimula o convívio com os números, importante para outras tarefas cotidianas.


2.Dominó

Além de ser uma atividade lúdica e divertida, o dominó é muito bom para desenvolver o raciocínio lógico e a tomada de decisões. O jogador aprende a sair de situações difíceis, mantém um convívio social diário, e, ainda exercita a memória durante as partidas.


3.Jogo da memória

Ele exige que a pessoa exercite o raciocínio para identificar as peças iguais. Portanto, o cérebro funciona com o intuito de guardar as informações ao longo da atividade, diminuindo a possibilidade da perda das habilidades cerebrais.

Ao controlar a perda dessas habilidades, o idoso tem mais facilidade para fazer escolhas que influenciam não somente os aspectos relacionados ao jogo, mas também outras atividades cotidianas. Isso contribui para reduzir a necessidade da ajuda de terceiros e promove autonomia, o que é essencial nessa fase.


4.Xadrez

O xadrez é outra opção de jogo para desenvolver o raciocínio lógico e estratégico do idoso. Ele deve ser jogado entre duas pessoas, proporcionando momentos de descontração e alegria. O jogo contribui para melhorar a desenvoltura no momento das decisões, ajudando o idoso a resolver problemas e a encontrar soluções para as tarefas cotidianas.


5.Bingo

O bingo é um jogo bastante conhecido e que também pode trazer benefícios. Ele é um ótimo exercício mental para os idosos, já que, por mais simples que possa parecer, desenvolve a atenção e a coordenação motora, já que o jogador precisa ouvir o narrado e preencher a cartela rapidamente.


6.Palavras cruzadas

Elas contribuem para a manutenção da bagagem de conhecimentos gerais, além de ajudarem a conhecer assuntos diferentes. Por esse fator, é uma atividade muito boa para manter o cérebro atuante e preparado para novas descobertas.



7.Quebra-cabeças

Brincar de quebra-cabeças também contribui para estimular o raciocínio lógico e a tomada de decisões. Para que o idoso vá evoluindo na atividade, é importante começar com jogos de poucas peças, aumentando a dificuldade aos poucos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa no Google

Postagens populares

Pesquisa no Google