g2h

level

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Benefícios que a culinária trás para os idosos

 1) Uma relação mais saudável com a comida

Para os idosos que não gostam de comer frutas, legumes ou verduras, a culinária os deixam mais interessados em conhecer os ingredientes e o modo de preparo. O que muitas vezes evita o desgosto ou dificuldade na hora de se alimentar, pois é comum que com o passar dos anos alguns idosos fiquem mais seletivos e não se alimentam adequadamente.


2) Estimula os sentidos dos idosos

Isso ocorre pois é uma experiência de estímulos sensoriais durante todo o processo. Desde escolher os alimentos no supermercado até a quantidade que se usa em cada receita, no modo de preparo, temperatura, etc. Isso amplia a coordenação motora e também a memória.


 

3) É possível criar boas lembranças

Ao preparar uma refeição em família você garante um grande exercício para desenvolver a paciência, aprendizado, novas habilidades, entre outros. Mas o mais importante é não ter medo de errar, não hesitar em criar, fazer doces ou salgados, testar coisas novas e se divertir muito. 

 


4) Incentiva o aprendizado

Durante o preparo do alimento, o familiar responsável ou o cuidador pode explicar conceitos matemáticos, como frações e quantidades, estimular a leitura de rótulos e instruções como forma de praticar a leitura e expandir o vocabulário, e ainda ensinar sobre os benefícios de cada alimento.


 

5) Responsabilidade e cooperação

A culinária pode ajudar o idoso a ter mais responsabilidade, já que ele cumprirá funções importantes no preparo da refeição, como medir e separar os ingredientes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa no Google

Postagens populares

Pesquisa no Google