g2h

level

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Vantagens do banho de sol dos idosos

 Principais vantagens da exposição ao sol

Como explicamos, o sol beneficia pessoas de todas as idades, influenciando sua saúde positivamente em diversos aspectos. Para os idosos, as principais vantagens que podemos destacar são:


1. Aumento da produção de vitamina D

A vitamina D até pode ser adquirida pelo consumo de alguns alimentos ou mesmo por suplementos vitamínicos . No entanto, é muito importante que ela seja recebida de sua fonte natural: o sol.


A falta ou baixa de vitamina D colabora para a fraqueza dos ossos. Considerando que as pessoas na terceira idade já estão mais propensas à osteoporose e a quedas em geral, esse quadro pede atenção e cuidado especiais.


Além disso, sua ausência afeta a absorção de cálcio por órgãos como os rins e o intestino, gera fadiga e pode aumentar as dores musculares, já tão típicas da idade, agravando a saúde do idoso de maneira geral.



2. Produção de hormônios do modo mais regular

O contato diário com o sol também ajuda a regular o chamado Ciclo Circadiano, que nada mais é que a percepção do dia e da noite pelo corpo.


Ao regular esse ponto no organismo, as demais funções voltam a trabalhar adequadamente, incluindo a produção de diversos hormônios. Com esse quadro regularizado, até o humor é afetado positivamente, colaborando para uma melhor socialização dos idosos com as pessoas ao seu redor.


3. Diminuição de problemas psicológicos e emocionais

Como dito anteriormente, o sol ajuda a melhorar o humor, especialmente das pessoas da terceira idade, deixando-as mais propensas a conviver mais e melhor com seus familiares e amigos. Isso é fundamental porque, com o passar do tempo, muitos tendem a se afastar das pessoas e a apresentar até quadros de depressão.



4. Melhora do organismo de maneira geral

Tomar sol diariamente é fundamental para melhorar a condição de saúde dos idosos de modo geral, visto que os raios solares também contribuem para:


  • deixar a pele com um aspecto mais saudável;
  • regular a pressão arterial;
  • aumentar os hormônios que dão sensação de prazer;
  • dar mais disposição;
  • elevar a autoestima;
  • aumentar as defesas do organismo.

Cuidados necessários ao tomar banho de sol

Para tirar proveito somente dos aspectos positivos do banho de sol, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente quando se trata de idosos.


1. Evite exposição prolongada

Longos períodos sob o sol, ou uma exposição em horários inadequados, são o principal gatilho para o desenvolvimento do câncer de pele, e mesmo o excesso de vitamina D pode ser prejudicial para a saúde.


2. Não subestime o sol do inverno

Nessa estação do ano, as pessoas costumam procurar o sol para se aquecer. Com os idosos essa ideia não é diferente.


No entanto, mesmo que esse sol pareça “mais fraco”, também é preciso ter cuidado com a pele e com os olhos ao se expor a ele. É importante passar o filtro solar adequado para a idade nas áreas do corpo expostas e fazer uso de óculos de grau ou de sol com filtro ultravioleta.


3. Tenha atenção redobrada no verão

Já no verão os cuidados devem ser ainda maiores. Isso porque a exposição ao calor é bastante prejudicial para as pessoas da terceira idade, que se desidratam muito facilmente.


Quando isso acontece, elas podem apresentam quadros de queda de pressão, tontura, sensação de fraqueza, náuseas, podendo evoluir para situações mais graves como cálculo renal ou prisão de ventre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa no Google

Postagens populares

Pesquisa no Google